quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DESVIO

Leitura bíblica: 1 Timóteo 1:18-20

Tenham o cuidado de fazer tudo como o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou; não se desviem, nem para a direita, nem para a esquerda (DT 5:32).

Algumas pessoas gostam de usar desvios por achar que chegarão ao seu destino mais rápido, mas que geralmente acontece é o contrário, e em alguns casos um retorno torna-se impossível ou muito custoso. Em uma viagem, um homem tinha um mapa antigo e decidiu que ia pegar um desvio, mas se arrependeu muito, pois o desvio era uma estrada de terra, deserta e cheia de buracos, na qual ele teve que andar 20km/h.

O texto de hoje nos fala de pessoas que se desviaram da fé. Mas como acontece este desvio? Alguns acham que se não participarem que todas as programações da igreja vão se desviar, mas a situação é muito mais sutil. Posso participar de todos os cultos, o que é muito bom, e mesmo assim estar distante de Deus. E muito mais uma questão de vida com Deus do que cumprir certos rituais.

Nesse texto Paulo diz que não devemos rejeitar a boa consciência (1 Tm 1:19). Como fazemos isto? É quando não prestamos atenção aos mandamentos de Deus e aos alertas do Espírito Santo, achando que sabemos melhor do que Deus como devemos agir. Pensamos que somos auto-suficientes e que não precisamos mais tanto de Deus, não pecamos mais e que os pequenos desvios não vão fazer diferença.

Justificamos nossos pecados ao invés de nos arrependermos: “Todo mundo faz... Isto é tão pequeno... Faz tanto tempo que ninguém se lembra...” e outros argumentos para não ouvir a nossa consciência, Que é na verdade o Espírito Santo nos alertando. Assim nós a cauterizamos, ou seja, ela se torna insensível à voz do Espírito Santo, chegando a  ponto  de não ouvir mais e achar que “pecadinhos” são normais. Desviamo-nos do caminho de Deus.

Para evitar isso, você deve sempre ouvir a voz do Espírito Santo, não usar de argumentação e sim confessar nossos pecados e fazer o reparo necessário. Dessa forma você evita desvios e fica com consciência tranquila.
                                                                                                     ILUMINADOS MG

Um comentário: